Centro Maria Alzira Lemos – Casa das Associações

É um espaço que visa fortalecer as ONG que intervêm na área dos Direitos das Mulheres e Igualdade de Género, facilitando a sua sustentabilidade, o desenvolvimento de actividades, a construção de sinergias entre elas, bem como a cooperação com a sociedade civil organizada a nível europeu e internacional, no sentido da promoção dos direitos humanos das mulheres, da igualdade de género e da paridade.

O espaço acolhe organizações de mulheres que, embora activas há já vários anos, se encontram, nesta altura, sem sede e com grandes níveis de fragilidade pela falta de recursos económicos, bem como organizações que estão a começar.

O Centro disponibiliza:

  • Gabinete de Apoio Técnico (GAT) – com especialidade na área de candidaturas e gestão de projectos, quer para as associações de mulheres com sede neste espaço, quer para outras organizações de mulheres que necessitem deste tipo de suporte
  • Secretariado comum
  • Centro de Recursos Documental – que integrará o acervo de Maria Alzira Lemos
  • Espaço de Formação/Sensibilização

A partir da “Casa das Associações” são dinamizadas diversas iniciativas como debates, seminários, tertúlias e acções de formação como, por exemplo, a Universidade da Primavera. Também neste espaço funciona a coordenação nacional do LEM – Lobby Europeu de Mulheres e da AFEM – Associação de Mulheres da Europa Meridional.

A PpDM enquanto entidade promotora deste projecto – Centro Maria Alzira Lemos – Casa das Associações tem, também, um papel acrescido na área dos Direitos Humanos das Mulheres e da promoção da Igualdade de Género, dado que lhe foi reconhecido estatuto consultivo especial no Conselho Económico e Social (ECOSOC) das Nações Unidas.

Vídeo da entrega de chaves do Centro Maria Alzira Lemos e do Prémio Madalena Barbosa.

Auto-biografia da Maria Alzira Lemos.

Prémio Municipal Madalena Barbosa, 5ª edição, no ano de 2015, atribuído em cerimónia que se realizou em 21 de outubro de 2016 – prémio instituído pela Câmara Municipal de Lisboa em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

logo_MWF